logo RCN
LETRINHAS DO RDB

Aos mestres com carinho - Roberto Dias Borba

  • - ROBERTO DIAS BORBA Joinvilense - jornalista. Filho de João Sotero Dias de Borba e Veronica Ida Borba. Casado com Vilma Ramos Borba. Pai de Ubiratan, Paulo César e Rubens. Nasci, me criei e conheci o esporte no bairro Glória - em Joinville. Três minutos, três gols era o lema do Leão do Alto da rua 15 - o Glória de tanta tradição, história e craques da bola. A minha trajetória na imprensa começou oficialmente em agosto de 1975, no extinto Jornal de Joinville. O maior período de atuação, mesmo distribuído em duas oportunidades, foi em A Notícia, por exatos 24 anos e oito meses. O

Um professor transmite conhecimentos durante o período em que os alunos estão em sala de aula. Aprende quem tem interesse, se dedicada e presta atenção. O principal ensinamento fica para o restante da vida. O verdadeiro mestre tem esta identificação e quando o estudante passa a ser cidadão saberá utilizar cada uma das lições.

Os meus professores do segundo grau é que ficaram mais marcados na minha caminhada pelas salas de aula. Talvez por ser um período em que o aluno está diretamente voltado para os passos seguintes, principalmente no período de preparação para o temido vestibular.

No vetusto Bom Jesus (foi esta a expressão que usei ao proferir o discurso na entrega do diploma) para enaltecer a instituição e, ao mesmo tempo, agradecer cada um destes dedicados e competentes professores. Ronald Kavanagh (matemática), que não se deixou levar pela emoção quando recebeu como presente de aniversário um litro de Velho Barreiro e alguns limões, sempre tinha na manga ou na cartola um macete para ter o resultado exato em qualquer equação. Otto Francisco de Souza (história) elucidava todas as questões que ficaram obscuras nos grandes fatos da nossa história recente. Miraci Deretti (física) foi além das leis físicas para ensinar a verdadeira lição do civismo. Eros José Busemayer (educação física) nos deu fôlego e com quem tive a amizade aproximada fora das salas de aula quando esteve na administração das recreativas da Tigre e Nielson Busscar. Paulo Hunger (biologia), que conheci na infância por ser o dentista da família, ensinou bem mais do que o destino de células, cromossomas e gametas. A sua longevidade no ensino ainda beneficiou meu filho Paulo no curso de educação fica. Para completar esta lista de personalidades do ensino, David Vegini (português), o que todos chamavam de Mestre.

------------------------------------

Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de "Glória´s do Menino Jornalista", uma coletânea de textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem vindos. Aguardo seu contato para prestar mais detalhes. e-mail: rdbjoinville@gmail.com

RDB/Professor David Tarcísio Balsanelli Vegini, aos 88 anos, em foto recente




Com a ajuda do Mestre Gonza - Roberto Dias Borba Anterior

Com a ajuda do Mestre Gonza - Roberto Dias Borba

Ousadia de Paulinelli - Onévio Zabot Próximo

Ousadia de Paulinelli - Onévio Zabot

Deixe seu comentário